Lian e Noel na Europa – Documentação

focinhos | 10 de janeiro de 2017

No final de 2016, parte da família Focinhos Design foi morar na Itália. Entre eles, nossos fofíssimos estagiários Lian e Noel.
Com a ida deles para lá, tivemos que providenciar toda a documentação exigida pela União Européia, o que, digamos, não foi uma tarefa fácil. A maioria dos sites em que pesquisávamos não tinham as informações claras e detalhadas. Por isso, resolvemos contar aqui como foi todo esse processo, para ajudar quem está com a ideia de viajar com seus peludos para lá.

É importante começar o processo com algum tempo de antecedência. Nós levamos cerca de 5 meses para preparar tudo.
Abaixo vamos detalhar o passo a passo para vocês.

1 – Aplicação do microchip

A primeira coisa que você deve fazer com seu pet é a microchipagem. Essa aplicação é muito simples e praticamente não dói. O importante é pedir ao seu veterinário que o microchip tenha o ISO 11784 ou ISO 11785, que são os ISOs com padrão internacional. E não esqueça de pegar o certificado de microchipagem também.

microchip

2 – Vacinação anti-rábica

Após a microchipagem, você deve obrigatoriamente aplicar a vacina contra a raiva. Mesmo que o seu pet já tenha sido vacinado há uns meses atrás, essa vacinação deve ser refeita DEPOIS da microchipagem.
Tenha certeza de que todas as informações sobre a vacina estejam bem certinhas na carteira de vacinação, como fabricante, lote, validade, data de fabricação, data da vacina, carimbo e assinatura do veterinário.

3 – Sorologia

Após a vacinação anti-rábica, você deve esperar 30 dias para fazer a coleta de sangue para a sorologia. Esse tempo mínimo deve ser respeitado, pois é o necessário para a vacina fazer efeito. A coleta deve ser feita pelo seu veterinário e enviada para o laboratório autorizado pela União Européia a fazer esse exame e emitir o laudo da sorologia anti-rábica.

Esse é um dos passos mais chatinhos de todos. Isso porque no Brasil só tem um laboratório autorizado e ele nem sempre recebe as amostras para análise. Da primeira vez em que tentamos, em abril de 2016, eles estavam sem insumos para trabalhar. Por sorte nossa, passados uns 2 meses ele reabriu e conseguimos fazer a sorologia. Mas soubemos que depois de algum tempo fechou novamente. Por isso, é bom pesquisar antes como está o funcionamento deles.

O laboratório se chama: Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores
LINK SITE

E aqui são sempre atualizados os laboratórios autorizados pela UE no mundo.
LINK LABORATORIOS UE

Laboratório funcionando e coleta de sangue enviada a eles, o resultado da análise de anticorpos do seu pet deve dar acima de 0,5 UI/ml.
Com isso, você terá o laudo da sorologia enviado por eles em mãos e pode ir para o próximo passo.
E o melhor é que esse documento vale para sempre, contanto que você NUNCA perca as vacinas anti-rábicas do seu pet. Com elas sempre em dia, você não precisará mais fazer esse laudo.

sorologia_lian

4 – Quarentena

A partir do dia da COLETA de sangue do seu animal para a sorologia, você deve esperar no mínimo 90 dias para poder tirar o último documento que falta: o CZI. Esse tempo também deve ser respeitado com muito cuidado, pois antes de 90 dias você não consegue esse documento de jeito nenhum.

5 – Atestado do veterinário e CZI

Passados os 90 dias após a coleta de sangue e já com o laudo da sorologia em mãos, você deve agendar os 2 últimos passos para que seu bichinho possa embarcar.

Em no máximo 10 dias antes do seu embarque, você deve ir ao Vigiagro da sua cidade e solicitar o CZI.
E para ir ao Vigiagro, você deve ter o atestado de saúde emitido pelo veterinário até 72h antes da visita ao vigiagro.

Então, tendo a data da sua viagem marcada, você deve agendar um horário no Vigiagro até 10 dias antes da sua viagem e agendar uma visita ao veterinário até 72h antes da data marcada no Vigiagro. Ao ligar no Vigiagro peça a eles o modelo de atestado de saúde que eles aconselham usar e mande para seu veterinário.

No Vigiagro da nossa cidade, em Curitiba, o documento saiu na hora. Mas em outras cidades pode demorar um pouquinho mais. Por isso, antes de tudo verifique o tempo que o Vigiagro leva para emitir o CZI, pois às vezes pode não adiantar você ir num dia muito próximo ao da sua viagem.

Na ida ao Vigiagro é importante levar todos esses documentos já feitos antes: certificado da microchipagem, carteirinha de vacinação com a anti-rábica em dia, laudo da sorologia, atestado do veterinário emitido até 72h antes e requerimento para fiscalização de animais de companhia. Esse último preenchemos na hora com eles. Mas é bom verificar se na sua cidade não exigem que você já leve ele preenchido.
É bom levar também a sua passagem, passaporte e endereço em que ficará hospedado. Além de cópias de todos os documentos.
O CZI será emitido em português, inglês e na língua do seu país de destino.

6 – Hora da viagem!

Com toda essa documentação pronta agora só falta embarcar =)
Se tiverem alguma dúvida podem nos mandar e-mail que teremos prazer em ajudar: contato@focinhosdesign.com.br

Lembrando que esse processo é válido para a União Européia e que foi usado em dezembro de 2016. E em alguns países as regras mudam um pouco, como Suíça, Reino Unido, Irlanda, Suécia, Finlândia e Malta. Nesse caso, vale entrar em contato com o consulado de cada país.

No link da UE você sempre vai achar as informações atualizadas. Guarde ele com cuidado
LINK PET MOVEMENT UE

E aguardem que nos próximos posts vamos contar mais sobre a viagem, compra de passagens e o dia a dia deles lá.

COMPARTILHE